Pós EPPA 2010

Esse aqui é só um especial, pra matar as saudades do EPPA 2010.

Retrospectiva do 6º Encontro de Publicidade e Propaganda Acadêmico

por Ana Paula da Silva

Foto: Marie Balbinot

O evento que começou no dia 5 de maio se mostrou muito mais do que um evento acadêmico. Mostrou um nível profissional com organização, qualidade e palestras de alto nível. A turma do sétimo semestre, responsável pela organização do EPPA se preocupou com os detalhes, pois são eles que fazem a diferença na hora de se ter um bom evento. O principal objetivo do evento foi pautado em promover o encontro entre profissionais da publicidade e áreas afins com os acadêmicos, visando a aproximação dos estudantes com a realidade do mercado, mostrando estratégias de marketing e comunicação adotadas por empresas que obtiveram sucesso.

O evento, que esse ano trouxe o tema “Bastidores da Comunicação”, mostrou processos de criação e desenvolvimento de materiais e campanhas para clientes, apresentando os diversos profissionais envolvidos nesta produção. O público foi bastante diversificado, envolvendo acadêmicos da área de publicidade, de design, relações públicas, profissionais de agências e da área da comunicação, e demais interessados em conhecer o pensamento do meio publicitário.

A abertura do evento, assim como o cerimonial de todos os dias do evento, ficou por conta da radialista e mestre de cerimônias Ju Pamplona, que prontamente se disponibilizou para colaborar com a equipe EPPA 2010.

Foto: Max Schwoelk

O primeiro dia contou com a participação do Mal Brifado, dono do “Piores Briefings do Mundo”, um blog com pérolas diárias de atendimentos e clientes. Com uma dose de humor e simpatia, o MB falou sobre a relação atendimento e criação. Em seguida, o Alexandre “Nego Lee” Popoviski, da Talent, trouxe para o EPPA um pouco da sua experiência como diretor de arte, incentivando os acadêmicos e novos profissionais a serem criativos e inovadores em suas ideias. Encerrando a primeira noite, Vivian Faertes, da B Think falou sobre Branding e Tendências, um assunto que tem chamado a atenção de publicitários e profissionais da comunicação em geral, pois trata da marca e da identidade da empresa.

Já no segundo dia, a abertura ficou por conta da dupla Marcelo dos Santos, diretor de marketing e comunicação da Totvs e Alexandre Ravagnani, vice presidente de criação na Sunset Comunicação. Agência e cliente dividiram o mesmo espaço para mostrar um pouco sobre como essa relação pode dar certo. Luiz Mastropietro assume logo em seguida, falando sobre Channel Planning – extrair o máximo de cada canal! Conceito + Contexto + Contato. Por último, mas não menos importante, Rafael Amaral, em uma palestra rápida e objetiva, comentou sobre o início da carreira, fator importante na vida de um acadêmico.

Foto: Marie Balbinot

A última noite do evento trouxe para Joinville o dono do site Cocadaboa: Wagner Martins, da Espalhe Marketing de Guerrilha. Apresentando cases de sucesso, Wagner falou sobre como explorar novos meios de forma a gerar resultados satisfatórios ao cliente.

Depois de um breve intervalo, ocorreu a premiação do Prêmio Exit/IELUSC, que distribuiu os merecidos prêmios aos acadêmicos que se empenharam em desenvolver peças seguindo o tema “PubliCIDADE Inovadora, sim, senhor!”. Mesmo não tendo um Grand Prix, o MacBook acabou sendo sorteado entre os participantes do evento, em uma ação da Exit Comunicação Estratégica, e a ganhadora foi a Tábata Funk.

Para fechar a noite de sexta e também encerrar o ciclo de palestras, convidamos Fernando Reule e Rodrigo Minguez, ambos da Seagulls Fly. Mostrando um pouco do trabalho da agência, mostraram todo o talento e inovação da dupla que representa a capacidade criativa do país na web.

Foto: Max Schwoelk

No sábado, os workshops de diversos temas (rádio – Ju Pamplona, guerrilha – Wagner Martins, fotografia – Fabio Cabral, design – Fernando Reule e Rodrigo Minguez, eventos – Marcelo Kobe e Carlos) foram proveitosos para conversas, trocas de ideias e aquisição de experiências. E nada mais justo do que encerrar o evento com um almoço de confraternização com chopp, conversas bacanas e sinceros agradecimentos.

Outro fator importante para a consolidação do EPPA como um evento de sucesso, foram as parcerias realizadas, que sem elas com certeza o evento não teria sido realizado.

Por fim, a equipe do EPPA 2010 agradece a todos os que participaram direta ou indiretamente para que o evento desse certo. Agora o nosso desejo é: que venha o EPPA 2011!

O EPPA já acabou, mas algumas promoções via Twitter ainda continuam valendo. Siga o @eppa2010 e participe!
Para mais fotos, clique aqui e também em breve no Flickr.

Foto: Marie Balbinot

Patrocínio

Lógico: como pessoa orgulhosa que sou, participei da equipe organizadora do EPPA 2010, e valeu muito a pena por sinal! Tirei a matéria do Acontecendo Aqui.

Anúncios

Sobre Ana Paula

* Publicitária * Analista de comunicação * Apaixonada por família, namorado, chocolate, comunicação, marcas, marketing, cachorro, música, textos, curiosidades... Enfim, uma mistura de tudo e mais um pouco.
Esse post foi publicado em P&P e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s