Dia dos Namorados – 2010

Dia dos Namorados: uma estratégia publicitária que deu certo

Em 1953, a extinta rede de lojas Clipper encomendou ao publicitário João Dória, da Standard Propaganda, uma campanha para melhorar os resultados no mês de junho – época em que o varejo amargava seu pior índice de vendas.

Para resolver o problema, ele se inspirou no Valentine´s Day – data comemorada em muitos países do hemisfério norte – e lançou uma campanha romântica. O conceito: “Não é só de beijos que se prova o amor”, incentivando os casais a se presentearem. A data escolhida foi o dia 12, por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Desde então, o Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa em volume de vendas para o comércio varejista – atrás apenas do Natal e Dia das Mães (data que João Dória também tornou comercial, assim como o Dia dos Pais) – e a primeira para muitos prestadores de serviço, como restaurantes e motéis, por exemplo.

Se uma boa campanha é aquela que cai na cultura popular – como diz o Washington Olivetto -, estamos falando de um dos cases mais bem sucedidos da história da propaganda brasileira, com resultados que já duram quase 60 anos.

Esse texto eu tirei do CHMKT.

Bom… independente de quem criou, acabou virando uma data muito esperada entre os pombinhos. É o dia em que trocam presentes e renovam as juras de amor. Para os já casados, que sejam eternos namorados. Para os solteiros à procura, uma desculpa para continuar procurando. Para os enamorados, um dia de relembrar o amor que gerou o relacionamento.

Depois disso tudo, só posso dizer que tô indo aproveitar o dia dos namorados com o meu baixinho.


No mais, TJM e apaixonados forever!

Feliz Dia dos Namorados, galera!

>> Ana

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Sobre Ana Paula

* Publicitária * Analista de comunicação * Apaixonada por família, namorado, chocolate, comunicação, marcas, marketing, cachorro, música, textos, curiosidades... Enfim, uma mistura de tudo e mais um pouco.
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